Não é nenhuma novidade que o objetivo de qualquer negócio é vender mais. Porém, fatores internos e externos podem impedir que isso seja alcançado.
Diante disso, entra a importância de algumas estratégias que envolvem: conhecer de forma mais aprofundada o mercado, estar com os olhos atentos para as tendências do setor, elaborar um bom planejamento para precificação, definição de promoções, contratação de colaboradores capacitados, treinamentos, entre outros.
Essas são só algumas das coisas que podem ajudar farmácias e drogarias a aumentarem as probabilidades de aumentar as vendas, melhorar o ticket médio e, consequentemente, os lucros.
Fazer vistas grossas ou não procurar entender algumas das estratégias citadas anteriormente, pode gerar alguns efeitos negativos para o lojista, como: perda de clientes para outra farmácia, retorno sobre os investimentos abaixo do esperado e, com isso, o risco de ser “engolido” pelas mais de 78 mil unidades entre farmácias e drogarias que já são mais que a quantidade de padarias no país.
Como você pode perceber, a concorrência é grande e cresce de forma acelerada, ainda mais diante do atual cenário onde medicamentos, higiene e beleza são produtos de grande procura, como diz o CEO da Abrafarma.
“Medicamentos, higiene e beleza seguem com grande força, por isso continua o ciclo de investimentos de abertura de novos pontos de vendas, apostando no crescimento do Brasil”, explica o CEO da entidade, Sérgio Mena Barreto, em uma entrevista à Revista PEGN”
Sérgio Mena Barreto - Em uma entrevista à Revista PEGN
Por isso, lojistas precisam estar cada vez mais atentos não só às estratégias comuns que as maiorias do setor farma fazem. É preciso ficar com o radar ligado nas tendências que fazem o negócio ser visto com outros olhos pelos clientes
Saber aproveitar as mudanças do mercado é algo muito importante para qualquer setor. E não poderia ser diferente para o setor farma.
O grande problema é que, infelizmente, muitos profissionais e lojistas ainda pensam que farmácias e drogarias são meros estabelecimentos que vendem produtos ligados à higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Quando na verdade, são lugares onde as pessoas procuram saúde e desejam criar uma relação de confiança com farmacêuticos e balconistas.
Entender essa ordem pode ser a virada de chave para o lojista, levando ele a ficar mais sensível a tendência que estar passando por um forte crescimento global que também reflete aqui no Brasil: a venda de de suplementos alimentares em farmácias e drogarias
Já faz alguns anos que cada vez mais as pessoas têm procurado mudar seus hábitos com o objetivo de cuidar melhor da saúde, o que refletiu diretamente na forma de pensar em relação aos suplementos alimentares.
Dessa forma, suplementos que eram considerados exclusivamente para atletas e praticantes de esportes relacionados ao ganho de massa muscular, foi ganhando espaços no armários de idosos, gestantes e pessoas com alguma deficiência nutricional.
E, geralmente, essas pessoas vão procurar suplementos onde elas já têm o costume de comprar, nas farmácias e drogarias, que é um ambiente mais confortável para esse público.
Por isso é importante tanto os farmacêuticos, quanto os balconistas, estudarem e treinarem para entenderem melhor as características dos suplementos e fazer um direcionamento mais assertivo. Pois o profissional que atua em farmácias e drogarias não vendem medicamentos, mas sim, informações sobre o uso adequado dos medicamentos e suplementos e outros produtos para a saúde.
FOTO APÓS O TÉRMINO DE MAIS UM TREINAMENTO REALIZADO PELA
JL FIT DISTRIBUINDO SAÚDE EM UM DOS SEUS PARCEIROS
Pensando em fortalecer ainda mais o crescimento do mercado de suplementos, a empresa brasileira JL FIT Distribuindo Saúde, que distribui suplementos alimentares das 3 principais marcas do mercado, traz uma proposta diferenciada para fazer com que farmácias e drogarias aumentem suas vendas, melhorem o ticket médio e lucre mais.
Segundo o fundador da empresa, Leonardo Garcia, a proposta é ousada e tem sido bem aceita por parte das mais de 600 farmácias e drogarias.
Nosso foco é direcionado para a saúde dos brasileiros, para isso, contamos com as drogarias e farmácias para ajudar na distribuição. Por isso temos como principal objetivo usar estratégias de sell out, focando em muitas ações, como: treinamentos para equipe e ações no PDV (ponto de venda). Assim, conseguimos solucionar muitos problemas que muitas drogarias tinham com vencimentos e perdas de skus. Então, trocamos 100% dos vencidos. Além disso, fazemos degustações e ações de pós vendas, auxiliamos na precificação para vender muito suplementos, organizamos a prateleira e entregamos no dia seguinte.
Leonardo Garcia - Sócio Fundador da JL FIT Distribuindo Saúde
Se você está procurando uma alternativa para vender mais, aumentar o ticket médio e os lucros, economizando de 20% a 40% em relação a outras distribuidoras, e contar com uma especialista que faz diversas ações direcionadas para você vender muito mais. Acesse o site para receber mais informações:
N30 Portal de Notícias